Mito: “Toda empresa precisa controlar o estoque”. “Sem controle de estoque a empresa não vai para frente”.

Mitos e Verdades de Controle de Estoque
Mitos e Verdades de Controle de Estoque

Existem muito mitos sobre estoque, logicamente controlar estoque na maior parte dos casos é uma boa política, porém já imaginou uma vendinha de doces contando as balinhas e dando baixa do estoque com código de barras balinha por balinha? Fora que  tem outro detalhe nesse caso: enquanto o coitado do vendedor está tentando dar uma pistolada no código de barras, o cliente já foi embora (afinal era só uma balinha mesmo, ele pensa).

Controlar estoque, assim como qualquer outro controle administrativo, é bom, mas deve ser usado com bom senso!

Outro mito muito comum em profissionais de TI é quanto a segurança da informação, ou seja, todos ficam muito preocupados com bloquear acesso à quem não deve, porém a outra metade da segurança da informação é garantir acesso à quem precisa.

Hoje em dia é muito comum em bancos e operadoras de cartão de crédito que simplesmente bloqueiam uma compra porque acham que é suspeita e levantam a bandeira de que “foi para sua segurança”. Em caso de bancos você precisa querer muito realizar uma operação em alguns sites, porque simplesmente te pedem para redigitar o numero do token, depois o nome dos pais, numero da senha eletrônica, depois a senha do cartão….. ufa, quando você acaba de fazer tudo o site fica fora do ar e você acaba até desistindo da compra !

No caso do estoque funciona da mesma forma, é preciso saber até que ponto se deseja controlar e até que ponto vale a pena, alguns fatores que ajudam a levar em conta são:

Valor agregado do produto ou valor final do produto; Se o valor for alto, é recomendável. Ex: Etiquetar paes numa padaria é praticamente inviável, mas caso um pão italiano especial e custa 10 vezes mais caro que o pão normal, pode ser que valha a pena controlar.

Tempo de execução do controle; Etiquetar no cadastro, criar infra estrutura para entrada e saída de mercadores. Ex: Uma distribuidora pode usar o mesmo código de barras do fornecedor que já está na embalagem, assim só precisa dar entrada no produto e dar a saída;

Análise de risco: Probabilidade e impacto; Ex: Numa loja de atacado de tênis com portas abertas  ao publico, a probabilidade é alta de alguém roubar um tênis, porém como existem tênis de R$10,00 (impacto baixo) então muitos administradores não controlam estoque e preferem colocar câmeras (na verdade por preguiça de contar o estoque mesmo).
Além disso, hoje em dia existem vários métodos de gerenciamento de o estoque, por exemplo:

  • Especulativo
  • Just in Time
  • Canal (em trânsito)
  • Morto ou Evaporado
  • Cíclico
  • De Segurança
Mitos e Verdades do Controle de Estoque
Mitos e Verdades do Controle de Estoque

Para cada modelo de negócios é recomendado um tipo diferente, devemos ter em conta que:

O controle de estoque não simplesmente uma chave, ou você tem ou você não tem, hoje em dia temos ferramentas que nos ajudam em controlar o estoque em níveis de riscos aceitáveis sem ficarmos reféns desse controle.

Para toda empresa que quer crescer é importante ter controles administrativos, com certeza o estoque é um deles, más “não use um canhão para matar um mosquito”. (Confúcio).

 

Precisamos saber onde estamos e onde queremos chegar: se você possui uma pequena indústria sem controle nenhum, comece com um controle de produtos acabados e matéria prima, depois disso passe para o controle de produtos intermediários e finalize com o controle de perdas. Se você ficou 10 anos sem controle nenhum e agora quer implantar um controle 100% em poucos dias, pode ficar tranquilo porque você não precisa de Sistemas de Controle de Estoque, você precisa de um médico e/ou psicólogo para dar um jeito na sua ansiedade!

 

Links Relacionados:

Controle de Estoque Avançado: Cadastro de armazéns virtuais, lotes, fabricação e validade..
Sistema de Gestão Comercial: Cadastros de Produtos, Compras, Vendas, Orçamentos e Estoque.
Sistema de NF-e – Nota Fiscal Eletrônica: Emissão de NF-e num só click, sem o sistema do Sefaz.
Módulos do Sistema de Gestão ERP: Lista completa de módulos e Demonstrações do Software.

Conte sua experiência com Controle de Estoque

Pin It

4 Comments

  1. Andre Quintao Says

    O ideal é trabalhar com um programa de expedição também e leitor de código de barras. Por exemplo, este software http://www.nomus.com.br/nomus-expedicao/ parece ajudar com esta questão.

  2. Dalva Martino Says

    Tive um problema parecido com o do Amélio, a diferença é que a desorganizada era eu… rsrs Com isso eu perdia muito dinheiro, porque com perda de peças, até mesmo funcionários desonestos. É complicado mesmo, se não temos algo para organizar isso fica difícil. Abraço a todos.

  3. amelio silva Says

    Na empresa onde trabalhei existia um controle de estoque, mas muito desorganizado, quando iriamos fazer uma busca por uma peça nunca encontrava. Por causa destas desordens sempre acabava comprando mais peças, depois de um tempo esta peça antiga é achada e descartada porque ficou velha.

  4. Kleber E. Alvarenga Says

    realmente, muitos empresários acreditam que controle de estoque é coisa de outro mundo.